EXCLUSIVO – Entrevista com o Eduardo Buratto

postado em: Blog, Destaque | 0

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje vamos trazer aqui para o blog uma entrevista exclusiva com o Eduardo Buratto, um dos idealizadores do GrapherOC e especialista em estratégias automatizadas, a respeito de investimentos automatizados, perspectivas para 2017 e mudanças no GrapherOC! Confira:

 

Qual a visão da Quantsis para cenário de investimento no ano de 2017?
[EDUARDO] A Quantsis está muito otimista com o ano de 2017. É notável que os brasileiros estão cada vez mais interessados nas diversas possibilidades de investimentos como um todo e, por consequência, o interesse por operações em renda variável também vem aumentando. O cenário econômico e, apesar de vários problemas, o político, apontam para o início de uma recuperação econômica. As projeções de uma boa parte dos economistas são para um PIB com pouco ou nenhum crescimento em 2017 e um aumento mais considerável em 2018. Aparentemente uma tendência de alta se iniciou em 2016. Quem está na bolsa pode ver o desempenho do IBovespa durante o último ano. Uma alta de mais de 40% em um ano com retração do PIB, e se as projeções se confirmarem, os investidores de 2017 estarão pegando uma bela onda altista na qual os investidores de 2016 já estão.
Os sistemas automatizados, conforme foi em outros anos, agora em 2017 ainda se apresenta como uma boa forma de investimento?
[EDUARDO] Essa é uma pergunta interessante. Antes de respondê-la, gostaria de salientar que utilizar um sistema (automatizado ou não) deve sempre estar calçado em controle de risco, ter sido validado estatísticamente com backtests. E isso significa saber o que se está fazendo. Há treinamentos para isso. Também, é importante que qualquer método de operação em bolsa de valores esteja adequado ao perfil e ao bolso do trader. Sendo observadas essas questões, Sistemas Automatizados são, com certeza, uma das melhores alternativas de investimentos, já que retiram o fator emocional de cena. Mesmo em um período de alta, o trader ainda tem uma grande chance de perder dinheiro e sair de vez do mercado. Sobretudo quando deixa seu emocional inteferir em suas decisões (ganância/medo). O pior é que é justamente nesses períodos que muitas pessoas entram na bolsa. Acaba que os iniciantes fazem dois ou três trades bons consecutivos e entram com tudo em um próximo trade. Tudo vai bem até o primeiro trade errado e então o dinheiro sai mais rápido do que entrou. Sistemas Automatizados são imunes a esse tipo de atitude.
Por que estratégias automatizadas tem apresentado retornos superiores ao modelos clássicos de operação manual? Desde que criadas da maneira correta?
[EDUARDO] São vários os fatores. Na verdade, modelos clássicos de operação manual são um conjunto de métodos bastante heterogênos. A maioria deles tendem a procurar pontos de entrada e acabam apenas dizendo em que momento se deve comprar ou vender um papel, mas falham em dizer com QUANTO cada trader deveria entrar. Ou seja, não há controle de risco. TradingSystems tem essa vantagem de aplicar diversas formas diferentes de dimensionamento de posição e critérios para entrada e saída durante a concepção do sistema. Os testes são feitos na própria atividade de se criar cada sistema. Nos modelos clássicos, os testes normalmente são feitos manualmente em um espaço de tempo estatisticamente inexpressivo. Além disso, outro ponto muito forte das estratégias automatizadas são a infinidade de possibilidades que conferem uma unicidade para cada sistema. Um método único, se utilizado por um número muito grande de traders, sofre degradação (slippage e outras coisas). Com os sistemas automatizados, a alteração de pequenos detalhes já fazem a quantidade de traders disputando um mesmo ponto de entrada ou saída de um ativo ficar substancialmente menor e essa degradação dos resultados tende a ser muito menor.
Como a Quantsis pode auxiliar os clientes que estão iniciando as operações com o GrapherOC?
[EDUARDO] A Quantsis possui cursos e parceiros que também ministram cursos nesta área. Uns mais caros, outros mais baratos. Infelizmente, muitos traders apenas decidem investir em educação depois de já terem cometido erros (em geral erros simplórios). No fim das contas, esses erros costumam custar muito mais caro do que todos os cursos juntos. Aprender antes de fazer economiza tempo e dinheiro. Vale muito a pena. Além disso, temos um suporte introdutório na ferramenta e muitos eventos online para falar de diversos temas ligados a investimentos, incluindo operações com o GrapherOC. Neste sentido a Quantsis criou a Quantsis Invest. Um portal de educação financeira com MUITO material acessível a quem procura informação. Neste início de ano já teremos um hangout ao vivo para falar sobre o GrapherOC. Quem estiver interessado, vale a pena conferir. A inscrição para este hangout é gratuita e está disponível no http://www.quantsisinvest.com.
O que podemos esperar de novidade para o GrapherOC em 2017? Tanto para os que operam de forma automatizada quanto para os que operam de forma manual?
[EDUARDO] Estamos reestruturando algumas coisas no GrapherOC. Seguindo esta linha, uma nova engine ainda mais flexível deverá estar disponível até a metade de 2017 para operações manuais. Para TradingSystems, devemos ter otimizações de cálculos de indicadores e novas possibilidades para a construção e execução de TradingSystems. Muitos pedidos de usuários que vieram durante o ano passado deverão ser implementados, dando ainda mais flexibilidade para a construção de novas formas de TradingSystems.
Disso, o que já foi implementado e o que será implementado nos próximos meses?
[EDUARDO] No final de 2016 tivemos várias melhorias sobretudo para operações manuais. Agora está mais fácil operar com o ChartTrading e o Dashboard ganhou novas funcionalidades, inclusive para quem quer testar TradingSystems em RealTime sem o envio de ordens para um período de live test. Também, muitas novidades em relação a navegação no GrapherOC apareceram no fim de 2016. Agora é possível agrupar e sincronizar as diversas janelas por ativo, por periodicidade, etc… A janela de gráfico agora pode ser navegada com o scroll do mouse e com movimentação entre várias janelas de forma sincronizada.
Qual a principal vantagem/diferencial do GrapherOC ao se comprar com outras ferramentas de automatização existentes no mercado?
[EDUARDO] São várias as vantages. A principal é a que os olhos não veem, mas economiza muito tempo e dinheiro: O GrapherOC cuida das partes estruturais do trade para você. Muito código que em outras plataformas o próprio trader tem que codificar para manter coerência em seus trades, o GrapherOC já faz de forma transparente para o trader. Também, pela sua linguagem visual (point & click), erros simples de programação como loop eterno não irão ocorrer. Em outras plataformas, um pequeno erro desses pode custar todo o dinheiro da sua conta. No que está visível, a infinidade de opções à vista do usuário faz o trader conseguir criar muito facilmente TradingSystems e PRINCIPALMENTE compor com outros TradingSystems (o conceito do sistema composto!). O resultado de todos seus TradeSystems é o que importa. E isso pode ser muito bem testado na nossa ferramenta.

Agradecemos ao Eduardo Buratto por todas as respostas e esperamos em breve realizar uma nova entrevista.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

Equipe Dr. Trade System

Deixe uma resposta